Por uma Matemática Surda: ensino de Matemática em Libras
Este projeto de extensão insere-se nos estudos e ações do GEPAM, em articulação com o projeto de pesquisa: Na vibração com a alteridade surda, o que pode a matemática? A proposta está voltada a questões em torno das barreiras linguísticas que se colocam entre o sujeito surdo, o sujeito ouvinte e o conhecimento matemático. Seu objetivo é o aprimoramento e expansão de instrumentos que garantam o acesso à informação e à educação para as pessoas Surdas, voltados ao ensino de matemática [e, eventualmente, de ciências naturais] na educação básica e educação superior. O projeto também visa proporcionar exercícios de formação docente a estudantes da graduação e da pós-graduação que atuarão, a cada semestre, no planejamento e produção de materiais de apoio para o ensino de matemática em libras. Acredita-se, ainda, que estas ações deverão contribuir e impactar na formação dos futuros professores e estimularão a incorporação de novas estratégias formativas na graduação e na pós-graduação.