Quem Somos

Seja bem vind@ ao GEPAM!!

O grupo é liderado pela Profa. Dra. Rosilene Beatriz Machado (CED – PPGECT / UFSC) e pela Profa. Dra. Janine Soares de Oliveira (LLB/CCE/UFSC). Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Participam estudantes da graduação em matemática, graduação em letras-libras e estudantes de pós-graduação da UFSC, e também professores e intérpretes/tradutores.

O GEPAM discute questões de alteridade surda [mas não exclusivamente] e educação matemática, em uma perspectiva em que alteridade é tomada não pela falta, não pela necessidade, não pela diversidade; mas sim, pela sua positividade, como um modo de existência, como uma forma de ser e estar no mundo.

Não se quer, assim, dizer como surdo aprende matemática, tampouco como se deve ensinar matemática para surdos [ou qualquer alteridade]. O que se quer é, tão somente, compartilhar algo do mundo, matemática, com todos e qualquer um. E, nessa relação com o outro, ampliar as próprias percepções, metamorfosear a própria identidade.

Esse é o objetivo do grupo, desde sua criação em agosto de 2019: metamorfosear identidades na vibração com o outro e com matemática!!