Quem Somos

Seja bem vind@ ao GEPAM!!

 

Em bom Manoelês já é sabido que o melhor de nós são eles: os outros. É daí, na alteridade, no estranhamento do outro, de nós mesmos como outro, que este grupo de pesquisa inaugura presença presente e vibrante desde sua criação em agosto de 2019. Sobre a mesa, uma temática: o que pode a matemática pela alteridade? Ao redor dela, um grupo de pessoas interessadas em um dedo de prosa de compartilhamento desse pedaço de coisa do mundo. Dedos de prosa que passarinham por nossas vidas, conectando-nos pela potência de afeto e de produção de sentidos a cada encontro. O que fazemos? Colocamo-nos, cada um de nós, na passagem entre o saber e o não saber. E no desejo constante de re[encontros…

O grupo é liderado pelas Profas. Dra. Rosilene Beatriz Machado (CED – PPGECT / UFSC) e Dra. Janine Soares de Oliveira (LLB/CCE/UFSC). Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Participam estudantes da graduação em matemática, graduação em letras-libras, estudantes de pós-graduação da UFSC em nível de mestrado e doutorado, professores que ensinam matemática e intérpretes/tradutores de Libras.

O GEPAM discute questões de alteridade e educação matemática, em uma perspectiva em que alteridade é tomada não pela falta, não pela necessidade, não pela diversidade; mas sim, pela sua positividade, como um modo de existência, como uma forma de ser e estar no mundo. O que se quer é, tão somente, compartilhar algo do mundo, matemática, com todos e qualquer um. E, nessa relação com o outro, ampliar as próprias percepções, metamorfosear identidades na vibração com o outro e com matemática!!